terça-feira, 28 de agosto de 2012

André, Duque de Iorque



O Príncipe André, duque de Iorque, (Andrew Albert Christian Edward, 19 de fevereiro de 1960) é um membro da Família Real Britânica e o segundo filho da Rainha Isabel II (Elizabeth II). Ele detém o título de Duque de Iorque desde 1986. Atualmente, o Príncipe André é o quarto na linha de sucessão ao trono britânico, depois do seu irmão mais velho, Carlos, Príncipe de Gales e dos filhos deste, Guilherme e Henrique.

O duque de Iorque desposou e subseqüentemente divorciou-se de Sarah Ferguson. Ele também serviu na Marinha Real Britânica, supervisionando a Guerra das Malvinas a bordo do HMS Invincible. Nos dias de hoje, serve como enviado especial para o comércio e investimento internacionais do Reino Unido.
André
Duque de Iorque
Conde de Inverness
Barão Killyleagh
Cônjuge Sarah, Duquesa de Iorque (1986-1996)
Descendência
Beatriz
Eugénia
Nome completo
André Alberto Cristiano Mountbatten-Windsor
Casa Windsor
Pai Filipe, Duque de Edimburgo
Mãe Isabel II
Nascimento 19 de Fevereiro de 1960 (52 anos)
Londres, Inglaterra
 

Infância e juventude



O Príncipe André nasceu na Suíte Belga do Palácio de Buckingham, em Londres. André é filho da Rainha Elizabeth II e seu consorte, Principencipe Phillip.

O Príncipe foi batizado no salão de música do Palácio de Buckingham, em 8 de abril de 1960, pelo então arcebispo da Cantuária, Geoffrey Fisher. Seus padrinhos foram: o Príncipe Henry, Duque de Gloucester, a Princesa Alexandra, Lorde Elphinstone, o Conde de Euston e Georgiana, Lady Kennard.

André é o primeiro filho de um soberano reinante a nascer desde o nascimento da Princesa Beatriz, a última filha da Rainha Vitória, em 1857. Por ser filho de monarca reinante, foi estilizado imediatamente Sua Alteza Real O Príncipe André ao nascer.


Educação
O Príncipe André recebeu sua educação incial em casa, antes de ser matriculado na Escola Preparatória de Heatherdown, perto de Ascot, Berkshire. Em setembro de 1973, foi para a Gordonstoun, Escócia, onde seu pai, o Duque de Edimburgo, e seu irmão mais velho, o Príncipe de Gales, estudaram. De janeiro a junho de 1977, André fez uma viagem de intercâmbio em Lakefield College School, Ontário, Canadá. Ele deixou Gordonstoun em julho de 1979, com Advanced Levels (qualificações do Certificado Geral de Educação) em língua inglesa, história, economia e ciências políticas. Ao contrário de seus irmãos, o Príncipe André não freqüentou uma universidade, escolhendo, ao invés disso, entrar para a Britannia Royal Naval College, em Dartmouth

Casamento



Em 23 de julho de 1986, na Abadia de Westminster, o Príncipe André casou-se com Sarah Margaret Ferguson, a segunda filha do major Ronald Ferguson e de sua primeira esposa, Susan Barrantes. Na ocasião de seu casamento, a Rainha o titulou duque de Iorque, conde de Inverness e barão de Killyleagh - títulos anteriormente detidos por seu bisavô Jorge entre 1892 e 1901 e por seu avô Albert entre 1910 e 1936. O Príncipe André e Sarah Ferguson se conheceram na infância e ocasionalmente se encontravam em partidas de pólo, um esporte pelo qual tanto a família real como a família de Sarah demonstravam entusiasmo. Diana, princesa de Gales, convidou Sarah, que também era sua amiga, para assistir a uma corrida de cavalos, perto de Ascot, em 1985. Aparentemente, foi neste momento que André e Sarah começaram a se interessar um pelo outro.

Juntos, os duques de Iorque tiveram duas filhas:
Princesa Beatriz de Iorque, nascida em 8 de agosto de 1988.
Princesa Eugênia de Iorque, nascida em 23 de março de 1990 
.
 .

Divórcio



Os duques de Iorque aparentaram ter um casamento feliz durante o fim dos anos 80. Entretanto, Andrew estava freqüentemente distante devido ao seus deveres navais, e a mídia criticava e focava sua atenção cada vez mais para Sarah, que não seguia muito o rígido protocolo real.

Em 19 de março de 1992, anunciaram seus planos para a separação. Eles disseram que a decisão foi mutual e amigável. Alguns meses depois da separação, fotografias da duquesa apareceram em todos os tablóides das imprensa, mostrando suas posições comprometedoras com seu conselheiro financeiro, o americano John Bryan. Isso definitivamente terminou com qualquer esperança de reconciliação entre os dois.

Os duques de Iorque se divorciaram em maio de 1996. O divórcio foi amigável, e foi determinado que a custódia das duas filhas seria compartilhada entre eles.

Sarah perdeu o estilo de Sua Alteza Real e tornou-se Sarah, Duquesa de Iorque. A amizade próxima, e agora platônica, entre eles tem continuado, e a Duquesa viveu em Sunninghill Park, residência oficial de Andrew até 2004.

Títulos

 


19 de fevereiro de 1960 - 23 de julho de 1986: Sua Alteza Real o Príncipe André
23 de julho de 1986 - presente: Sua Alteza Real o Duque de Iorque

O seu título completo é: "Sua Alteza Real o Príncipe André, Duque de Iorque, Conde de Inverness, Barão Killyleagh"

Precedido por
Príncipe Henry de Gales Linha de sucessão ao trono britânico
4.º Sucedido por
Princesa Beatriz de Iorque

Nenhum comentário:

Postar um comentário